Paulo Mercadante - Crônica de uma Comunidade Cafeeira

Paulo Mercadante (que não tem nada haver com o Aloizio Mercadante) é um grande pensador da Mata Mineira, nativo de Carangola - MG.
O elemento imigratório italiano e português, tão comum em Minas Gerais, produziu uma mescla super curiosa e ávida por conhecimento, tendo em vista que aqueles pagos eram "isolados", pelas montanhas e serras, do litoral. Foi nesse meio que nasceu Paulo Mercadante, um local indefinido pela transição dos séculos (com um pé no século 19 e outro no século 20) e que acabou empurrando toda a sua juventude para Belo Horizonte, São Paulo e, principalmente, Rio de Janeiro.

Para quem não sabe, Paulo Mercadante é um pensador destacado. Era amigo de Graciliano Ramos (conhecendo o autor comunista no Rio, em sua juventude), foi jornalista nos anos 70 e acabou por acompanhar a revolução dos cravos, em Portugal, com os próprios olhos (experiência essa que acabou gerando o livro "Portugal - Ano Zero"), foi membro do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, de Lisboa, do Instituto Brasileiro de Filosofia, da Academia Brasileira de Filosofia, do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos, do Instituto Aurélio Buarque de Holanda, só para citar algumas de suas atividades.
Mas, pelo menos para mim, Mercadante é interessante pelo fato de ter sido comunista em sua juventude, no Rio de Janeiro, e acabado por regressar às suas origens, abandonando o comunismo, e aderindo à um conservadorismo orgânico - amadurecimento que acabou culminando com o seu retorno à Minas Gerais. Essa característica é presente em grande parte dos intelectuais brasileiros, que inicialmente, na maioria das vezes no período da juventude, aderem à correntes e teorias modernas e estrangeiras, mas com o amadurecimento acabam por regressar às suas origens (na maioria das vezes conservadoras).
Outro fato, que é o mais importante, d'eu ter estima por Mercadante, são os seus livros. "A consciência conservadora no Brasil", "Os Sertões do Leste" (de longe um dos maiores estudos da Zona da Mata Mineira, em minha opinião) e A Coerência das Incertezas (um livraço, em todos os sentidos, que me impactou profundamente. Uma leitura dificílima, mas que com calma e cuidado pode gerar grandes frutos¹) são três livros maravilhosos que provam que no Brasil existe pensamento do mais alto valor - e totalmente distante dos vícios estrangeiristas.
Pesquisando um pouco sobre o pensamento brasileiro acabei por encontrar um vídeo contendo uma entrevista com Mercadante.Gostei bastante deste vídeo (só não gostei mais porque é curto e explora pouco o pensamento do autor) e por isso resolvi compartilhar essa tão saborosa proza caipira da Zona da Mata Mineira.







1 - Olavo de Carvalho foi o organizador deste livro. O Olavo também escreveu o prefácio deste livro, que é um prefácio bem interessante, diga-se de passagem. Aqui está o link do prefácio do livro, escrito pelo Olavo: http://www.olavodecarvalho.org/textos/pmercadante.htm

0 comentários: